[100] Fonte de Luz

Os Benefícios do culto do Evangelho no Lar

É notório, no meio espírita, o conhecimento sobre o Culto do Evangelho no Lar. Todos nós, do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, que,  com certeza, estudamos sobre o tema no curso Noções Básicas, não olvidamos seu conceito, sua origem, na casa de Simão Pedro, nem o roteiro e as providências simples para sua realização. Enfim, estamos sempre atentos ao seu mecanismo de desenvolvimento, às orientações gerais que o norteiam.

Contudo, nota-se que poucos se lembram de que os benefícios hauridos com o Culto no Lar não são de somenos importância de que as outras atividades desenvolvidas pelos médiuns, e que o mesmo objetiva fortalecer-nos para o embargos da vida.

Reunamo-nos em família, em dia e hora certos para o estudo do Evangelho e oração em conjunto. Recordemos que, com o Culto no Lar, além do nosso lar, toda a rua, todo o edifício de apartamentos se beneficia. Como bem sabemos, os efeitos benéficos do culto extrapolam os limites das paredes de nossa casa e atingem espíritos desencarnados que “estagiam” tanto no lares quanto em sua imediações. A prece, a leitura e os comentários que fazemos são ricos instrumentos de auxílio na evangelização desses nossos irmãos.

Estudar uma página do Evangelho em família equivale a um banho renovador. Diz-nos – ipsis verbis – o instrutor Aniceto, no capítulo 37, do livro Os Mensageiros, ditado pelo espírito André Luiz e psicografado por Francisco Cândido Xavier: “não só é um curso de iluminação interior, mas um processo avançado de defesa exterior, pelas caridades espirituais que acende em torno”.

Com a realização do Culto no Lar, renovamos fluidicamente o clima doméstico, fazendo da nossa própria casa um templo do Cristo, uma escola da espiritualidade, onde os nossos corações abrirão mais facilmente a porta ao seu Evangelho de amor e bondade.

Jamais nos esqueçamos, de que em casa, começa nossa missão no mundo. Lembremo-nos, por fim, da promessa de Jesus: “onde estiver dois ou mais reunidos em meu nome, aí eu estarei”.

Assim, caros participantes do ESDE, esperamos que cada um entenda a grande importância dos Cultos implantados pelo Estudo Sistematizado, vencendo os obstáculos e envidando todos os esforços para sua realização.

Fonte: Fonte de Luz, nº 18, ano III – junho/julho/1997


Próximas palestras


Nossas atividades


Palestras públicas e passes

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Atendimento Fraterno

Diálogo Fraterno

Veja mais informações

Revista Fonte de Luz


Movimento Espírita