DEF – Departamento de Estudo e Formação Doutrinária

O que faz:

Cuida do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE); promove seminários, encontros, simpósios etc.; planeja, dirige e coordena todas as atividades afetas ao ESDE, inclusive o plano pedagógico; programa e coordena a realização de eventos de natureza evangélico-doutrinária em conjunto com os demais departamentos.

Objetivos do ESDE:

Além do objetivo geral, que é o estudo do Espiritismo de forma sistematizada, apontamos alguns objetivos específicos:

  • estudar os princípios básicos em todos os seus aspectos: científico, filosófico e religioso;
  • divulgar as obras básicas e complementares do espiritismo;
  • desenvolver nos participantes do ESDE o interesse pelo estudo e despertá-los para a necessidade da renovação moral;
  • despertar nesses mesmos participantes o interesse pela causa espírita;
  • integrá-los na casa espírita.

Vê-se que para a consecução desses objetivos, um fator se apresenta como essencial:

  • O ENGAJAMENTO DOS PARTICIPANTES NA DINÂMICA DO ESTUDO E NO TRABALHO DO MOVIMENTO ESPÍRITA.

O centro espírita, célula básica do movimento espírita, tem por finalidade ESCLARECER e CONSOLAR as criaturas, à luz do espiritismo, o consolador prometido por Jesus. Mas, para que a casa espírita cumpra esses objetivos, é necessário que se torne um polo de estudo sério e metódico da doutrina espírita, envolvendo todos os seus trabalhadores e demais frequentadores, sempre unidos pelos elos do amor e da fraternidade.

Lembremos o ESPÍRITO DE VERDADE, quando nos conclama:

  • ESPÍRITAS! AMAI-VOS, ESTE O PRIMEIRO ENSINAMENTO; INSTRUÍ-VOS, ESTE O SEGUNDO.

Assim, o Centro Espírita deve ser visto como uma ESCOLA DE ALMAS, cuja finalidade é promover a EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO.

Como participar das atividades:

O ESDE funciona aos sábados nos seguintes horários: das 16h às 18h e das 19h15 às 21h30. Para participar do estudo sistematizado basta comparecer no horário das reuniões e efetuar a matrícula. Outras informações sobre o ESDE, como cursos oferecidos, critérios de freqüência, seqüência dos cursos e outras, você poderá obter com o coordenador ou diretamente com o monitor na sala de estudos.

A modalidade de ensino no estudo sistematizado é presencial, portanto, não se disponibilizam cursos pela Internet e nem por qualquer outra forma que não seja a do comparecimento regular do cursando às reuniões. Esse critério tem a vantagem de permitir ao cursando entrosar-se com os demais participantes, monitores e diretores; adquirir gosto pelo estudo sério; participar das atividades complementares, tais como: de assistência e promoção social, culto do evangelho no lar, etc.; engajar-se nas atividades da Casa e tornar-se um trabalhador efetivo, assíduo, comprometido com a tarefa, assumindo responsabilidades e tornando-se um verdadeiro espírita.

Informação importante:

É importante informar àqueles que querem se tornar trabalhadores do GAEEB, que a porta de acesso à participação nas atividades dos demais departamentos é a frequência regular no ESDE. A partir do estudo sistematizado o participante será encaminhado de acordo com a sua preferência, aptidão e tempo disponível às demais atividades que a instituição desenvolve.


Próximas palestras


Nossas atividades


Palestras públicas e passes

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Atendimento Fraterno

Diálogo Fraterno

Veja mais informações

Revista Fonte de Luz


Movimento Espírita